O mundo desacelerou, o movimento diminuiu e ficou restrito ao essencial. Um único grande evento, como o vivenciado nestas últimas semanas, desencadeia cenários de crise que podem ameaçar a continuidade de um negócio, seja ele pequeno ou grande. A crise tem se mostrado difícil, mas importante para destacar a relevância da adaptação das empresas à essa situação.
A pandemia de COVID-19 está modificando o cenário mundial e exigindo, de forma rápida, uma reação à essas grandes mudanças. As crises expõem os níveis de preparação e a capacidade de resposta de uma organização, testando os planejamentos elaborados, os valores e a liderança, em um momento em que não há espaço para erros. Por esse motivo, as empresas têm tentado se reorganizar e evitar maiores prejuízos diante dessas circunstâncias únicas.
Nesse contexto, o tempo é o fator-chave. Respostas imediatas são esperadas por todos os envolvidos, com a preocupação de minimizar a magnitude da situação. Por isso, o trabalho remoto, também conhecido como home office, tem se destacado como a melhor opção para as empresas continuarem o seu funcionamento, respeitando as medidas recomendadas.
É tempo de reagir diante dessas novas circunstâncias. E alguns cuidados são essenciais para obter sucesso com esse modelo, então, aqui vão algumas dicas e curiosidades para ajudar você e sua empresa.
DEFINA UM NOVO MINDSET:
Quando a organização não está gerando os resultados esperados, os colaboradores tendem a ter pensamentos negativos, ficando desmotivados, e chegam até acreditar que não é possível reverter essa situação. Então, o primeiro passo para conseguir mudar qualquer coisa na empresa, é ajustar o Mindset.
Para conquistar as metas e objetivos, é preciso ter sempre foco no positivo, muita dedicação para transformar as estratégias em resultados para empresa..
DICA: Mapeie, juntamente com a sua equipe, os principais riscos que ocorreram ou ocorrerão na sua empresa, nesse momento de crise.
PLANEJE E EXECUTE:
Elaborar um bom plano de ação é de suma importância. Quando as crises são bem geridas, esse desgaste tende a ser reduzido, pela credibilidade gerada por uma resposta adequada e séria.
O home office, não se resume somente a trabalhar em casa, mas também um serviço mais flexível, que pode ser feito de qualquer lugar, e consequentemente, os horários e o período de produtividade ficam mais maleáveis. Por isso é importante marcar datas limite e metas a serem cumpridas, todavia, dando a liberdade de cada um cumpri-las em seu próprio tempo. Dessa forma, os gestores garantem a produtividade dos colaboradores.
DICA: Faça planejamentos diários e semanais para manter o foco nas tarefas.
DICA: Marque compromissos obrigatórios em momentos que você considera ser menos produtivo.
DICA: Ideia sem execução e ação sem planejamento não geram resultados.
INTEGRE E INFORME:
No trabalho remoto, um membro só fica ciente do trabalho que está sendo realizado por seus colegas se isso for comunicado. É importante, então, que todo projeto que esteja em andamento seja informado a toda equipe, visando um maior controle e organização do time.
DICA: Tenha uma agenda online compartilhada com toda a sua equipe.
DICA: Microacompanhamentos – subdividir entregas em níveis diários.
DICA: Use ferramentas para reunir sua equipe por videoconferência.
TENHA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA:
Atualmente, existem diversas ferramentas para manter contato com pessoas em toda parte do mundo. No home office, recomenda-se usar três tipos de ferramentas diferentes para uma comunicação efetiva e completa entre todos da corporação.
- Ferramenta de chat: Tem como finalidade assuntos diários e informações triviais. Os chats são para conversas rápidas e comunicados. Recomenda-se usar algo diferente do Whatsapp para não ser confundido com assuntos pessoais.
- Ferramenta de videoconferência: Especial para assuntos mais longos e que precisam de diferentes opiniões e discussões entre membros. Além disso, é importante para interação social, o que é sempre importante ser mantida.
- Ferramenta de trabalho colaborativo: Tem o propósito de compartilhar documentos e pautas primordiais da empresa. Ademais, essa é a ferramenta de documentação e registros. A troca de e-mails e pastas compartilhadas deve ser feita, acessada e atualizada sempre pelos membros que trabalham remotamente.
É tempo de empatia, respeito e de foco, para achar novas soluções e aprender com as dificuldades. O que pode ser feito diante dessa situação jamais vista, e como agir diante disso tudo? Estamos enfrentando uma crise que está só no começo e precisamos nos preparar para agirmos da melhor maneira. Nos unir sem reunir.
Autora: Olga Soares
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