7 passos para resolução de problemas no seu negócio – Metodologia A3

O QUE É O A3?

A resolução de problemas sempre vai ser um tema relevante dentro de uma organização. Isso porque, a todo momento a empresa precisa se adaptar ao mercado, trazendo novas propostas de melhoria para se manter competitiva e, consequentemente, aumentar seus lucros.

Desenvolvido pela Toyota, o método A3 tem sido muito utilizado nas grandes empresas para resolver desafios complexos de maneira clara e concisa.

A ferramenta consiste em utilizar a folha A3, padrão internacional de página com formato de 11 por 17 polegadas (29,7 cm x 42 cm), para levantar o problema, as causas raízes e as soluções para determinado desempenho do negócio, em 7 passos.

Metodologia A3
Fonte: Engloba Consultoria em Engenharia

POR QUE UTILIZAR ESSA METODOLOGIA AGORA?

Muitas empresas e microempreendimentos estão sofrendo diretamente com o caos gerado pela pandemia da Covid-19, induzindo, cada vez mais, ao colapso da economia. Nesse cenário, a metodologia A3 possibilita, de forma individual, a identificação das causas raízes diretas de determinado segmento. Uma vez mapeadas, possibilitam implementar planos de ação específicos para o setor, possibilitando a tomada de decisão pelos responsáveis. Além disso, seu uso é viabilizado por ser um ferramenta simples, rápida e de fácil execução.

POR QUÊ FAZER UM A3?

Além das várias aplicações possíveis, esse método aborda as condições reais do trabalho realizado, ou seja, ao identificar de fato como o trabalho acontece, nenhuma informação é negligenciada e, assim, é possível inferir sobre soluções eficazes.

→ BENEFÍCIOS

O preenchimento do A3 pode ser rascunhado e não necessariamente depende de um meio físico como computador. Dessa forma, a equipe envolvida consegue estar o mais próximo possível do local de trabalho afetado pelo problema a ser solucionado.

Entre outros fatores, também pode-se citar os seguintes benefícios:

Ajuda a seguir um fluxo de pensamento;
Facilita a comunicação;
Ajuda a concentrar no que realmente importa;
Auxilia a solucionar problemas operacionais e organizacionais;
Ajuda a planejar questões específicas e acompanhar projetos;
Documenta o caminho percorrido até chegar às soluções.

 

COMO FAZER UM A3?

1- DEFINA O PROBLEMA

O primeiro passo é conseguir o entendimento completo do problema, por isso, não economize esforços para visualizar o contexto em que sua organização se encontra.Qual é exatamente o propósito ao fazer este A3?

Quanto você realmente sabe sobre esse problema?
Quem é impactado pelo problema?
O que eles sabem sobre a situação?
Como esse A3 influência a estratégia da empresa?

DICA: Escute os colaboradores do seu negócio, geralmente, são eles que estão mais pertos dos seus clientes e, por isso, têm informações valiosa.

2- ANALISE O PROBLEMA

 

Nessa etapa, os autores do A3 devem definir e detalhar ainda mais o problema. É necessário explicar detalhadamente como o sistema que produziu o problema funciona atualmente. Além disso, é relevante que a equipe responda as seguintes perguntas:

O que está acontecendo?
Quando isto aconteceu pela última vez?
Em qual área da empresa isso ocorre?
Quem é responsável por esse problema?
Por quê é necessário eliminar este problema agora?
Como deveria está?
Com que frequência isso acontece?
Como você acha que a resolução deste problema impacta o negócio?
Está o problema que está tentando eliminar?

DICA: Tenha em mãos as informações em gráficos ou numericamente para que a gravidade do problema seja melhor percebida.

3- DEFINIR METAS E OBJETIVOS

 

A equipe deve estabelecer metas em relação à melhoria desejada, como resultado da resolução do problema proposto pelo A3. Para isso, é relevante que faça as seguintes perguntas:

Onde você deseja chegar com esta análise?
Quais são os resultados esperados?

As metas devem ser específicos, mensuráveis, realistas, alcançáveis ​​e oportunos. Uma abordagem muito utilizada por várias empresas para definir seus metas é o método SMART.

DICA: Deve se pensar nos objetivos e visualizar o estado ideal para seu negócio, isso fará com que não ocorra retrabalhos e novas ocorrências do problema.

4- ANÁLISE DA CAUSA RAIZ

 

O foco dessa etapa é identificar a causa raiz do problema.Há mais de problema contribuindo para essa situação?

Tem todos os detalhes necessários para resolver adequadamente o problema?
Quais são as causas relacionadas?
Qual o impacto de cada causa para o problema final?

 

Após responder essas perguntas, os autores do A3 devem indicar quais são as principais causas do problema. Para conseguir realizar essa tarefa, muitas empresas utilizam a ferramenta dos 5 porquês, que consiste na prática de perguntar repetidamente “por quê?” sempre que um problema é encontrado, a fim de ir além dos reflexos do problema e encontrar a causa raíz.

                                                                 Fonte: Gantus (2016)

DICA: Seja qual for o método selecionado, é importante superar os sintomas do problema e ir até a causa raiz.

5- CONTRAMEDIDAS

 

Com as análises e objetivos bem definidos, parte-se para as contramedidas. Contramedidas permanentes ou ações corretivas devem ser determinadas para resolver a causa raiz. Ação sobre a causa-raiz que deverá reduzir ou eliminar um problema consequente, essa ação oferecerá a real estabilidade à “situação padrão” ao longo do tempo.

Você explorou todas as contramedidas alternativas razoáveis?
Você gerou alternativas viáveis com base em conversas produtivas com todos aqueles que realizam o trabalho?
Com os clientes do processo? Com as partes interessadas?
Você pode mostrar como suas ações propostas abordam as causas raízes dos problemas de desempenho?
Você pode justificar por que suas ações propostas são necessárias?

DICA: Reúna todas as partes envolvidas para desenvolver as propostas de melhoria, dessa forma é mais fácil de abordar todas as áreas.

6- PLANO DE AÇÃO

 

O plano de ação faz parte de qualquer proposta de solução de problema, nele as tarefas a serem executadas são listadas, e os prazos e responsáveis são definidos.

Na gestão empresarial, a ferramenta 5W2H (Who, What, Where, When, Why, How e  How Much) é muito utilizada para auxiliar na elaboração do plano de ação.

DICA: Ações corretivas que não têm um dono ou data de vencimento raramente são alcançadas.

DICA: Sempre acompanhe as ações, se algum desvio ocorrer, tente resolvê-lo antes que o plano falhe completamente.

7- ACOMPANHAMENTO

 

Os autores do A3 devem confirmar a eficácia das contramedidas. Após essa etapa, a equipe deve tomar ações para padronizar as mudanças ou melhorias no processo.

DICA: Não esqueça de documentar todo o processo, caso o problema volte a ocorrer será possível identificar em que ponto a equipe errou.

CONCLUSÃO

A metodologia A3 é, portanto, uma ferramenta eficiente na resolução de problemas, planejamento de questões específicas e tomada de decisão. É também utilizada como ferramenta ágil de atualização e acompanhamento de projetos.

Quando implementada apropriadamente, essa abordagem pressiona a empresa à uma visão sistêmica, caminhando para uma situação de melhoria contínua a que se refere à metodologia Lean Manufacturing.

Tem interesse em planejamento, qualidade e excelência profissional? Quer soluções eficazes para sua empresa? Fale com a gente, e siga nossos posts no ….

Autores: Juliana Silva e Larissa Tavares.

 

Veja também: Como fazer meu negócio se consolidar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima