Geopolítica e uso eficiente de fertilizantes

Desde 2021, o aumento do preço dos fertilizantes minerais já não era novidade no mercado, no entanto, isso tem se agravado com a guerra Rússia-Ucrânia (que teve início em 24 de fevereiro de 2022), visto que o Brasil depende fortemente da importação de fertilizantes, como é o caso do potássio, que é adquirido, em grande parte, na Rússia e em Belarus. As especulações e incertezas no mercado de fertilizantes elevam ainda mais os preços desses insumos fundamentais para a agricultura brasileira. Segundo o Comex Start, site ligado ao Ministério da Economia para dados de importações e exportações, o Brasil importou 23.674.034 toneladas de fertilizantes entre 2021 e 2022, sendo 24,5% oriundos da Rússia. Diante desse cenário, surge uma preocupação com relação ao valor e à escassez desses insumos, e por isso, novas alternativas devem ser exploradas.

Mas afinal, o que são fertilizantes minerais e qual a sua importância? Fertilizantes minerais são substâncias que fornecem um ou mais nutrientes para as plantas, sendo de origem sintética ou natural, estes nutrientes participam de processos fisiológicos ou podem estar presente na estrutura da planta. O uso de fertilizantes minerais é vital para a manutenção da segurança alimentar da população mundial, segundo Norman Borlaug, pai da Revolução Verde, sem o uso de fertilizantes minerais, só seria possível alimentar um sexto da população mundial  

A utilização inadequada de fertilizante, seja na quantidade ou no manuseio incorreto do insumo, resulta em desperdício, degradação do solo e na contaminação de afluentes. Para evitar isso e garantir o uso eficiente desse produto, algumas práticas devem ser implementadas. Inicialmente, é de extrema importância que o produtor faça uma análise de solo, para que assim, os minerais necessários para a cultivar que será instalada sejam aplicados na quantidade correta. Perguntas como: “qual fertilizante usar?”, “em qual fórmula química?”, ou ainda, “quanto e como aplicar?”, são respondidas com mais exatidão por um profissional a partir da análise de solo realizada.

Veja também: Agrotóxico: Contextualização Histórica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima