A base das suas paredes já tiveram manchas brancas e descascaram? Mesmo depois de resolvido, esses problemas voltaram? Quer saber se há uma solução definitiva?
Provavelmente, seu problema se chama SALITRE, uma patologia das construções também conhecida como EFLORESCÊNCIA. Normalmente ocorre pela umidade do solo, que sobe através do concreto e da alvenaria, um material poroso e que apresenta pequenos capilares por meio dos quais a água se movimenta. Essa água carreia sais presentes no solo e nos materiais por onde passa, e, quando evapora, esses sais se acumulam na superfície da parede, causando as manchas brancas.
Uma forma de exemplificar esse fenômeno é colocar uma folha de papel ou outro material poroso, em pé na água com corante. Com o tempo, o papel inteiro fica com a cor do corante a partir da base, pois a umidade passa a subir pelo papel, e, quando o mesmo secar, ele ainda permanecerá colorido.
CAUSAS
Explicado o problema, você pode querer saber como resolvê-lo, mas isso vai depender da sua origem.
- Uma das origens é a falta de impermeabilização da fundação do imóvel na sua construção. Para isso, infelizmente, não existe uma solução muito viável.
No geral, a solução com maior efetividade é o tratamento do solo abaixo da construção por meio de mantas ou substituição do solo. Normalmente feita antes da construção, essa solução se torna muito mais trabalhosa e cara se feita após o imóvel pronto.
- Outra causa possível é o aumento da umidade do solo, a ponto que a impermeabilização não seja suficiente. Isso pode acontecer por um aumento da incidência de chuvas ou um aumento nos corpos hídricos próximos
Para solucionar definitivamente esse transtorno, você precisará de um sistema de drenagem que afaste a água excedente da sua edificação.
- Mais uma possibilidade é erro de caimento na execução do projeto que faz com que a água fique acumulada próxima à base das paredes.
Neste caso, fique tranquilo! Você só terá que quebrar parte do piso externo em que a água fica acumulada e refazê-la com o caimento adequado.
Outro método é o tratamento da parede e do piso onde ocorreu a aparição do salitre.
No piso, será feita a retirada de todo o revestimento, onde o contrapiso será tratado e impermeabilizado para impedir a passagem da água. Já na parede, será retirado o reboco com uma altura de até 50 cm acima do salitre, onde será aplicada uma tinta de impermeabilização diretamente na alvenaria. Esses métodos solucionam o problema visual, das manchas brancas e do descascamento, porém, não impedem a movimentação da água para outros elementos. Isso, além de poder causar problemas estruturais, pode dificultar a descoberta dos mesmos.
Também devemos pontuar que a manutenção de paredes é algo que deve ter certa constância. Como falado em nosso artigo sobre o assunto, os cuidados com o reboco e a pintura são essenciais para evitar infiltrações e patologias gerais. Caso tenha interesse, acesse o artigo para saber mais.
Veja também: Tem uma infiltração no meu imóvel. Como resolver?
Autores: Manuela Ribeiro, Luiza Pessanha e Luiz Henrique Barbosa.