Os problemas com infiltração são pesadelos que atingem muitas construções. Mais do que apenas manchar a parede ou causar mofo, a infiltração, quando não solucionada, pode trazer consequências muito mais sérias para a edificação, como corroer as armaduras e afetar a sua estrutura.
Mas afinal, o que é infiltração?
A infiltração é o processo pelo qual a água, que pode ser proveniente de chuvas ou de algum vazamento, ou outro líquido atravessa as estruturas do imóvel, o que pode levar a prejuízos e danos estruturais, como já citado. Em geral, ela tem relação com a má execução da obra, uso de material inadequado, erro de projeto ou falta de manutenção de uma propriedade antiga.
Sabendo disso, o primeiro passo é descobrir a origem e a causa da infiltração:
Pisos
Geralmente, as causas relacionadas a essa parte da casa acabam sendo por vazamentos nas tubulações de águas pluviais e/ou esgoto, trincas nos pisos, refluxo de ralos, assentamento incorreto de revestimento ou pela ascensão da umidade do solo devido à falta de impermeabilização da fundação. Nessas situações, é possível observar problemas como descolamento dos revestimentos e mau cheiro proveniente do esgoto.
Lajes, tetos e forros
As causas de infiltrações nessas áreas podem ser a falha e/ou falta na impermeabilização e vazamentos pela cobertura, que são uma das maiores causas de infiltração na parede. Nesses casos, a água pode percorrer não só lajes e tetos, mas outras estruturas, causando danos à construção como um todo. Goteiras, manchas e queda do reboco são alguns dos sintomas visíveis nestes casos.
Paredes
Com o tempo, as paredes podem sofrer com rachaduras e fissuras, tanto pelo lado interno como externo da construção. Com a ação das chuvas, essas rachaduras “facilitam” a entrada da água, levando umidade para dentro da residência.
A umidade pode ocorrer, também, devido a infiltrações pelas juntas de alvenarias (massa que fica entre os tijolos), falta de impermeabilização da parte superior da casa durante a fase de construção, falha e/ou falta de peças que evitam o retorno da água, além de danos em encanamentos.
Em casos de paredes dividindo dois apartamentos ou casas, o motivo do problema pode estar do outro lado. Por exemplo, se houver um vazamento no apartamento vizinho, isso pode trazer infiltrações para o seu e o conserto vai depender da colaboração do outro morador.
Infiltrações na parede se manifestam, principalmente, através de manchas, mofo e bolhas na pintura. Porém, quando sem a devida manutenção, podem causar rachaduras e danos ao reboco, até mesmo sua queda em alguns casos.
Esquadrias
Esquadria é o nome dado em construções para as aberturas de portas, janelas, portões e similares. Elas podem ser afetadas pela umidade quando há defeito de fabricação e concepção, falhas na vedação, falta de manutenção e má instalação, que permite a entrada de água da chuva. Os principais problemas que podem ocorrer são o surgimento de manchas, proliferação de fungos e deterioração das esquadrias.
Independente de onde ocorre uma infiltração, é necessário tomar medidas o quanto antes, pois sua progressão pode gerar danos muito maiores. Em casos onde atinja a estrutura, ela pode vir a causar a corrosão da armadura, que não tradada, torna a construção instável e pode resultar a ruptura parcial ou até total do imóvel.
Sendo assim, como posso resolver esse problema?
Assim como as causas das infiltrações são diversas, as soluções e o preço vão depender de como ela ocorreu. Listamos abaixo algumas soluções que podem ser aplicadas em cada parte da construção.
Mas antes, um ponto que devemos destacar é que, muitas vezes, os problemas podem voltar a ocorrer pouco depois de serem feitas as intervenções. Isso se deve aos reparos serem feitos apenas nos locais onde os sintomas apareceram, esquecendo que a origem da infiltração pode estar em outra parte da construção.
Lajes e Pisos
Em lajes, a situação é um pouco mais complicada, pois vai depender se a infiltração é pontual, como no caso de um furo ou rachadura, ou se está afetando a laje como um todo. Para lajes, uma das maneiras mais recomendadas é a construção de uma cobertura ou uma impermeabilização, completa se atentando ao fechamento das rachaduras. No caso do piso, é comum ser feita a retirada de todo revestimento e contrapiso, sendo feita a aplicação ou substituição da manta asfáltica.
Paredes
Em todos os casos de infiltração na parede, é necessário ser feita uma raspagem para retirada do mofo, umidade e as partes danificadas. Após isso, deve será realizada um intervenção que vai depender do tipo de parede e de infiltração.
Esquadrias
Uma solução prática para cuidar do problema é aplicar selante em toda extensão da borda da esquadria, garantindo que não haja a passagem de umidade. Para vidros, são indicados selantes de silicone, e para portas, selantes de poliuretano. Outra opção a ser utilizada é a instalação de toldos, impedindo o contato da chuva com a esquadria.
● Paredes e rodapés atingidos pela umidade do solo
A falha da impermeabilização dos baldrames (da fundação) é a causa mais comum de problemas nos rodapés. Em terrenos muito úmidos, a umidade existente no solo tem a capacidade de ascender nas paredes e alcançar alturas de até um metro. Se o caso da infiltração na sua parede é esse, uma opção é injetar, através de furos projetados na parede, produtos à base de silicatos, que enrijecerão a estrutura, impedindo a passagem da umidade.
● Alvenaria tradicional e água da chuva
No caso de paredes afetadas pela água da chuva, você deve se atentar a presença de rachaduras, onde devem ser utilizados produtos como silicones, adesivos plásticos ou à base de poliuterano. Caso as rachaduras não estejam visíveis, é indicado que seja feita a impermeabilização completa dos dois lados da parede.
● Paredes feitas de blocos de concreto
O concreto, por ser um material muito poroso e mais suscetível à ação da água, faz com que haja a necessidade de um controle constante de sua impermeabilização, sendo necessário refazê-la de tempos em tempos. Esse cuidado deve ser tomado mesmo que não haja infiltração aparente.
FICA A DICA:
Estes reparos podem ser custosos, pois a maioria dos sintomas das infiltrações se mostra ou se agrava em períodos chuvosos, onde os ajustes são emergenciais e mais difíceis de serem realizados. Esses contratempos, por vezes, podem ser evitados por meio de uma execução correta, um bom planejamento e pela impermeabilização da obra ainda na sua execução, além da checagem e manutenção do seu imóvel. Dessa forma, você evita dores de cabeça e custos não planejados caindo do céu junto com a chuva.
Autores: Luiz Henrique Júnior, Maria Eduarda Ferreira e Renan Novaes.
Veja também: Por que minhas paredes tem que ser reformadas de tempos em tempos