A importância dos 4P’s em sua estratégia de marketing

O seu produto – ou serviço – atende as necessidades do seus clientes? Você sabe como ele se diferencia dos seus concorrentes? Sabe como identificar os desejos do seu consumidor e deixar claro que sua marca é exatamente o que ele procurava? Você precisa de estratégia de marketing?

Se você, empreendedor, não tem claro a respostas dessas perguntas, seu negócio pode estar correndo perigo e você precisa de uma estratégia de marketing.

O que são os 4P’s do Marketing?

4P's do marketing
Fonte: Engloba Consultoria & Soluções

Usado pela primeira vez em 1949, o conceito “Mix de Marketing” foi criado, aprimorado e difundido ao longo dos anos como a ferramenta 4P’s do Marketing que empresas utilizam para impulsionar suas vendas e garantir estratégias que alcancem o seu público-alvo. Essa é uma daquelas estratégias atemporais, que qualquer empresa de sucesso utiliza em seu plano de marketing e que nós vamos mostrar um pouco mais como funciona.

Vamos lá?

Quais são os 4P’s?

PRODUTO: O quê você oferta?

Sua empresa deve entender, nessa primeira etapa, quais são as necessidades do seu cliente e, com isso, definir as medidas a serem tomadas conforme as características do seu produto/serviço.

Algumas perguntas para o entendimento:

Quais são as necessidades e/ou desejos do seu cliente?
O seu produto/serviço satisfazem as necessidades e/ou desejos do seu público-alvo?
Se não, como deve agir?
Como se difere dos seus concorrentes?

PREÇO: Por quanto você oferta?

Esse ‘P’ está relacionado a todas características do valor que o seu cliente pode e está disposto a pagar pela solução que sua marca ofere.

Para isso, você deve se fazer os seguintes questionamentos:

Qual valor agregado ao produto ou serviço?
Quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo o que seu negócio oferece?
Quais suas formas de pagamento?
Qual seu preço em relação ao concorrente?

PRAÇA: Onde você oferta?

Nesse pilar, analisamos como você faz a distribuição dos seus serviços ou dos seus produtos, sendo os meios dos seus clientes chegarem até ele.

Perguntas que podem ajudar:

Onde seu cliente encontra os seus produtos ou serviços?
É o melhor local para ser comercializado?
Sua empresa possui e-commerce?
Onde seu público-alvo encontra os produtos/serviços dos seus concorrentes?

PROMOÇÃO: Como você oferta?

Nesse ‘P’, talvez você possa se enganar pelo nome. Não é exatamente promoção, desconto no preço, e sim, os canais de divulgação do seu serviço/produto.

Perguntas a serem respondidas:

De quais formas você chega ao seu cliente?
A empresa promove publicações em redes sociais?
Qual é o padrão do mercado para esse tipo de serviço/produto?
Qual é o seu relacionamento pós-venda?

Para que as empresas usam a ferramenta?

Como você viu, a ferramenta é em base bem simples, e você pode estar pensando “será que as empresas realmente utilizam essa ferramenta?”

A resposta é: NEM SEMPRE!

Nem todos os negócios reconhecem o potencial dessa ferramenta, que tende a ser ignorada por aqueles que não acreditam que entender os desejos do público é tão importante quanto entender sua própria empresa, e por isso, estarão fadadas a não conseguir se planejar e alcançar todo o seu potencial.

Mas uma coisa é certa, aquelas empresas que realmente estão bem estruturadas e entendem a importância do planejamento para se desenvolver, reconhecem e utilizam os 4P’s do Marketing, principalmente para identificar o que o cliente espera de seu produto – ou serviço – e traçar um plano de ação para deixar claro que a mesma conseguirá atender seus desejos, entregando exatamente o que ele procura.

Em outras palavras, a ferramenta é basicamente utilizada para solucionar problemas de seu consumidor.

Como isso pode auxiliar um empreendimento?

Se você está se perguntando se essa ferramenta é útil para você, nós temos uma outra pergunta a fazer:

Sua empresa é a primeira opção do seu público-alvo?

Se a resposta for sim, esse é o caminho! Sua empresa está bem estruturada e segue uma boa estratégia de marketing.

Se a resposta for não, essa ferramenta pode ser o primeiro passo para o seu negócio alavancar!

Uma empresa que não conhece seu público e não sabe o que ele deseja, não conseguirá utilizar todo o seu potencial. Ao aplicar a ferramenta em seu Plano de Marketing (entre em contato conosco caso não tenha), você tornará possível  compreender seu público-alvo, se diferenciar dos seus principais concorrentes, agregar valor ao seu negócio e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

A importância dos 4P's em sua estratégia de marketing

Autores: Larissa Rocha e Ramon Azevedo.

Veja também: Plano de negócios: Ferramenta do sucesso.

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