O seu produto – ou serviço – atende as necessidades do seus clientes? Você sabe como ele se diferencia dos seus concorrentes? Sabe como identificar os desejos do seu consumidor e deixar claro que sua marca é exatamente o que ele procurava? Você precisa de estratégia de marketing?
Se você, empreendedor, não tem claro a respostas dessas perguntas, seu negócio pode estar correndo perigo e você precisa de uma estratégia de marketing.
O que são os 4P’s do Marketing?
Fonte: Engloba Consultoria & Soluções
Usado pela primeira vez em 1949, o conceito “Mix de Marketing” foi criado, aprimorado e difundido ao longo dos anos como a ferramenta 4P’s do Marketing que empresas utilizam para impulsionar suas vendas e garantir estratégias que alcancem o seu público-alvo. Essa é uma daquelas estratégias atemporais, que qualquer empresa de sucesso utiliza em seu plano de marketing e que nós vamos mostrar um pouco mais como funciona.
Vamos lá?
Quais são os 4P’s?
PRODUTO: O quê você oferta?
Sua empresa deve entender, nessa primeira etapa, quais são as necessidades do seu cliente e, com isso, definir as medidas a serem tomadas conforme as características do seu produto/serviço.
Algumas perguntas para o entendimento:
● Quais são as necessidades e/ou desejos do seu cliente?
● O seu produto/serviço satisfazem as necessidades e/ou desejos do seu público-alvo?
● Se não, como deve agir?
● Como se difere dos seus concorrentes?
PREÇO: Por quanto você oferta?
Esse ‘P’ está relacionado a todas características do valor que o seu cliente pode e está disposto a pagar pela solução que sua marca ofere.
Para isso, você deve se fazer os seguintes questionamentos:
● Qual valor agregado ao produto ou serviço?
● Quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo o que seu negócio oferece?
● Quais suas formas de pagamento?
● Qual seu preço em relação ao concorrente?
PRAÇA: Onde você oferta?
Nesse pilar, analisamos como você faz a distribuição dos seus serviços ou dos seus produtos, sendo os meios dos seus clientes chegarem até ele.
Perguntas que podem ajudar:
● Onde seu cliente encontra os seus produtos ou serviços?
● É o melhor local para ser comercializado?
● Sua empresa possui e-commerce?
●Onde seu público-alvo encontra os produtos/serviços dos seus concorrentes?
PROMOÇÃO: Como você oferta?
Nesse ‘P’, talvez você possa se enganar pelo nome. Não é exatamente promoção, desconto no preço, e sim, os canais de divulgação do seu serviço/produto.
Perguntas a serem respondidas:
● De quais formas você chega ao seu cliente?
● A empresa promove publicações em redes sociais?
● Qual é o padrão do mercado para esse tipo de serviço/produto?
● Qual é o seu relacionamento pós-venda?
Para que as empresas usam a ferramenta?
Como você viu, a ferramenta é em base bem simples, e você pode estar pensando “será que as empresas realmente utilizam essa ferramenta?”
A resposta é: NEM SEMPRE!
Nem todos os negócios reconhecem o potencial dessa ferramenta, que tende a ser ignorada por aqueles que não acreditam que entender os desejos do público é tão importante quanto entender sua própria empresa, e por isso, estarão fadadas a não conseguir se planejar e alcançar todo o seu potencial.
Mas uma coisa é certa, aquelas empresas que realmente estão bem estruturadas e entendem a importância do planejamento para se desenvolver, reconhecem e utilizam os 4P’s do Marketing, principalmente para identificar o que o cliente espera de seu produto – ou serviço – e traçar um plano de ação para deixar claro que a mesma conseguirá atender seus desejos, entregando exatamente o que ele procura.
Em outras palavras, a ferramenta é basicamente utilizada para solucionar problemas de seu consumidor.
Como isso pode auxiliar um empreendimento?
Se você está se perguntando se essa ferramenta é útil para você, nós temos uma outra pergunta a fazer:
Sua empresa é a primeira opção do seu público-alvo?
Se a resposta for sim, esse é o caminho! Sua empresa está bem estruturada e segue uma boa estratégia de marketing.
Se a resposta for não, essa ferramenta pode ser o primeiro passo para o seu negócio alavancar!
Uma empresa que não conhece seu público e não sabe o que ele deseja, não conseguirá utilizar todo o seu potencial. Ao aplicar a ferramenta em seu Plano de Marketing (entre em contato conosco caso não tenha), você tornará possível compreender seu público-alvo, se diferenciar dos seus principais concorrentes, agregar valor ao seu negócio e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Autores: Larissa Rocha e Ramon Azevedo.
Veja também: Plano de negócios: Ferramenta do sucesso.