Dicas essenciais para modificar seu ambiente de maneira prática e rápida
Quando se pensa em reformar, logo nos vêm à mente problemas como muita sujeira, bagunça, barulho e entulho, que você vai precisar descartar depois. Apesar disso, existem formas mais simples e tranquilas de se resolver problemas que podem ter ocorrido, mudar a utilização do imóvel ou até mesmo criar um ambiente mais agradável.
Um dos objetivos desse artigo é apresentar algumas alternativas para essas situações.
Criação de novos ambientes
Com divisória: Uma solução para construir paredes sem utilizar alvenaria convencional e sem causar entulho é o drywall. Apesar de ser um material mais caro, o custo final acaba sendo menor, devido à rapidez do processo e baixa taxa de desperdício.
Sem divisória: Mudanças na disposição de móveis, geralmente vazados, e mudanças no acabamento das paredes podem diferenciar na função das várias partes de um ambiente integrado. Exemplos são cozinha separada da sala por um balcão, escritório integrado ao quarto, entre outros. A utilização dos ambientes integrados é a não obstrução da ventilação e iluminação e a maior interação entre as pessoas nos diferentes ambientes.
Criar novas instalações
Um grande problema para mudar a utilização do ambiente é modificar as instalações elétricas e hidrossanitárias com bom acabamento e sem muita bagunça. Muitas vezes, para evitar quebrar paredes, as instalações são feitas externamente, o que prejudica a estética do ambiente.
Uma das opções é cobrir as instalações. Caso seja no teto, você pode cobrir com um forro convencional de gesso, madeira ou pvc podendo posicionar sua iluminação de forma que o ambiente fique mais agradável. Quando as instalações são feitas nas paredes, a solução pode não parecer tão óbvia, mas é bem simples, podendo ser utilizado um painel de drywall. E não se preocupe. Você continuará tendo uma parede resistente, podendo pendurar quadros e moveis nela e, para áreas molhadas, existem opções de painéis impermeabilizados.
Outra dica é tornar as instalações evidentes, transformando em parte da decoração. Você pode, por exemplo, utilizar canos de metal para um design industrial ou pintar de várias cores de acordo com sua preferência.
Transformando seu piso
Ao contrário do que você pode pensar, existem maneiras de mudar seu piso sem retirar o atual. A utilização de técnicas, por exemplo, piso sobre piso, tornam essa mudança mais rápida e tranquila. Um outro exemplo é chamado porcelanato líquido, que é constituído de resinas epóxi e de poliuretano. Pode ser trabalhado sobre o piso com várias cores e desenhos e, quando seco, o acabamento é semelhante ao porcelanato comum, porém, sem rejunte.
Um ponto de atenção em relação a esse tipo de técnica é a manutenção dos níveis e do caimento. Você pode reparar que áreas molhadas como banheiros e cozinhas costumam ser 2cm mais baixas que o restante da casa, para que a água não atinja outros cômodos. Esses ambientes também costumam ter a tendência que a água corra para o ralo e não se acumulem em outros pontos. Sendo assim, a colocação de outro piso pode corrigir erros mais antigos ou criar novos, caso não seja feito corretamente.
Também existe a opção do piso vinílico que é como um adesivo colado que tem uma espessura muito pequena, que não altera o nível. Dessa forma, a única preocupação é que o piso anterior esteja assentado da forma correta.
Transformando sua parede
Não é necessário uma mudança tão drástica para alterar um ambiente. Uma simples mudança nas cores é capaz de mudar completamente as sensações de quem entra no cômodo.
Cores como azul e verde água inspiram calma, enquanto cores mais vibrantes, como vermelho e laranja, são mais indicadas para ambientes de estudo e trabalho. Estabelecimentos do ramo alimentício também utilizam a técnica das cores vibrantes para estimular o apetite nas pessoas. Já cores muito escuras, como preto e roxo, são utilizadas para gerar conforto e aconchego em ambientes muito grandes, mas, em ambientes pequenos, podem gerar desconforto.
Além do significado atrelado a cada cor específica, dependendo da forma com que são combinadas, é possível gerar sensações específicas, inclusive em relação ao tamanho do espaço, como exemplificado na imagem abaixo:
A primeira coisa que pode vir à sua mente para alcançar esse resultado é a pintura convencional em paredes de alvenaria, mas saiba que também existem tintas específicas (como a tinta epóxi) que também possibilitam a pintura de revestimento de azulejo. Além disso, papeis de parede ou adesivos podem ser uma boa opção para uma mudança rápida e sem sujeira.
Como podemos perceber, nem sempre é necessário um processo muito trabalhoso para alcançar uma grande mudança. Porém, é sempre indicado a contratação de um bom profissional que será capaz de avaliar se a edificação atual está apta para receber essas mudanças ou se precisará de um reparo, além de orientar na compra de bons materiais e de assegurar uma boa execução do serviço.
Autores: Luiza Pessanha, Manuela Gomes e Luiz Henrique Barbosa
Veja também: Por que minhas paredes tem que ser reformadas de tempos em tempos?