ESTABELECENDO RELAÇÕES DE CONFIANÇA NO CAMPO

Se quisermos efetivamente prestar um serviço que faça sentido e que tenha os melhores resultados, é preciso estabelecer relações de confiança com os nossos clientes, se não houver confiança, tampouco haverá prestação de serviços.

Atualmente, com tanta concorrência no ramo da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o (a) profissional que desejar conquistar seu espaço e confiança dos produtores rurais deve diferenciar-se dos demais.

Fonte: Claudio Almeida

O primeiro passo para a prestação de serviços de excelência é conhecer e fazer parte do dia a dia do produtor rural, mapeando suas características e necessidades, e para tanto é preciso deixar o produtor falar livremente, se necessário, realizar pequenas interferência, é o que chamamos anamnese passiva.

Conhecer o dia a dia dos produtores, por meio da anamnese passiva, é importante para entender os diferentes perfis de produtor, ajustando a forma de comunicação para cada tipo de perfil, facilitando o processo de comunicação principalmente na orientação técnica, para que o produtor entenda as colocações de forma objetiva, não restando dúvidas.

Com a globalização e inserção de tecnologias no campo (internet, aparelhos móveis, etc.), é muito fácil ter acesso a qualquer tipo de informação, portanto, é extremamente importante que o profissional se atualize diariamente de fontes seguras, para poder sanar dúvidas, esclarecer as ditas Fake News, atualizar e propor soluções para problemas que o produtor possa estar enfrentando.

Um passo muito importante para essa prestação de serviços é ter autoconfiança e manter-se atualizado (a). Sem autoconfiança, raramente consegue conquistar a confiança do produtor rural, e se não estiver atualizado (a) acerca dos assuntos pertinentes à sua área de atuação, demais temas a ela ligada para poder entender um pouco que seja das atividades desenvolvidas pelo produtor, será difícil estabelecer linhas de diálogos. Os produtores são carregados de experiências práticas, outros, além disso, possuem o hábito de buscar informações acerca do seu ramo de atuação. Então, busque atualizar e aperfeiçoar seu conhecimento técnico, procure ler com mais frequências, não deixe de se submeter a novas experiências, para assim, se tornar um (a) profissional diferenciado (a), e dessa maneira, conquistar e garantir o seu espaço.

Autor: Claudio Almeida.

Veja também: Análise de solo na sua tomada de decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima