Antes de começar uma obra existe uma série de fatores que você deve pensar a fim de cumprir com os requisitos legais, evitando desperdícios e gastos desnecessários, prevenindo impactos ambientais e obtendo uma construção de qualidade. Desta maneira, iremos abordar como organizar o seu Canteiro de Obras, que independente do porte da construção, deve ser umas das prioridades na etapa inicial, uma vez que a organização promove produtividade e otimiza tempo.
O canteiro de obras é um local que pode ser fixo ou temporário, dependendo da construção, onde ficam armazenados os materiais usados na obra, como cimento, aço, ferramentas, entre outros, além de serem executados os serviços necessários para a realização da construção, ou seja, é um local de circulação e de descanso dos operários da obra (horários de intervalo e almoço). Por isso, deve promover conforto e segurança ao trabalhador, garantindo itens como sanitário, chuveiro, alojamento, refeitório, entre outros. Tudo isso conforme os itens requeridos pelas normas – Norma Regulamentadora (NR) – 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e Norma Técnica (NBR) – 1367 (Áreas de vivência em canteiros de obras).
Parece muito, não é verdade? Mas trouxemos aqui algumas recomendações que podem te ajudar a organizar o seu canteiro de obras.
1 – Defina os espaços do canteiro de obras
Planeje bem e separe os espaços adequados para realização de cada atividade na obra.
– Entrada e saída de caminhões, locais de descarga de materiais
O portão de entrada e saída deve ter no mínimo largura de 4,00 m e altura livre de 4,50 m e também deve ser estrategicamente posicionado, levando em consideração o fluxo de carros da rua de acesso e o local que o material descarregado será armazenado.
– Área de circulação de pessoas, caminhões, máquinas e veículos
Deixe um espaço que permita a mobilização de tais veículos de forma segura e organizada considerando a área a ser construída e os espaços definidos para realização das atividades da obra.
– Casa de vigia (para obras de porte maior)
É o local onde fica o responsável pela vigilância da obra, geralmente é construída uma guarita.
– Almoxarifado
Esse espaço geralmente é um barracão construído a fim de armazenar os materiais que não devem ficar expostos ao tempo, como cimento, tijolo, gesso, condutores elétricos, ferragens, tintas, portas, janelas, entre outros.
O tamanho do barracão varia, já que a necessidade dos materiais para execução depende da etapa construtiva e o quantitativo é de acordo com o porte da obra.
Em obras de pequeno porte, por exemplo, o almoxarifado também armazena documentos e plantas. Em contrapartida, obras maiores têm a necessidade da presença constante do engenheiro. Por isso é feito um escritório que permite o manuseio de plantas e serviços administrativos.
Tanto o escritório quanto o almoxarifado devem ter uma área mínima de 0,20 a 0,60 m² por trabalhador obedecendo a Norma Regulamentadora 18. Por exemplo, para obra residencial a área mínima deve ser de 6 m².
– Instalação sanitária
Em geral, são alugados banheiros químicos. Segundo a NR 18, deve ter no mínimo 1 sanitário para cada 20 funcionários, e 1 chuveiro para cada 10 funcionários.
– Alojamento e Refeitório
O alojamento é necessário nos casos em que os funcionários precisam dormir no local da obra, como obras em estradas e de difícil acesso. Desta forma, deve alugar containers ou serem feitas instalações provisórias seguindo a NR 18.
Já o refeitório deve possuir 1 m² por operário. Também pode incluir cozinha para o preparo de refeições e área de vivência.
– Depósito dos agregados (areia e britas)
O local de estoque desses agregados deve ficar próximo ao portão de entrada dos caminhões de material. É importante ressaltar que não deve misturar os agregados. Para isso, levante baias de cerca de 1,20 m de altura com blocos de concreto entre os agregados, separando-os de acordo com sua granulometria. Também não pode deixar o material em contato direto com o solo, por isso deve ser feito um contrapiso de concreto.
– Local de preparo do concreto
Você pode deixar apenas um espaço para betoneira ou uma instalação mais complexa em obras de grande porte.
– Depósito de ferro
Proteja o depósito do sol e da chuva, agrupe e separe os vergalhões de acordo com a bitola e armazene sobre estrado de altura mínima de 7 cm, assim evita o contato direto com o solo. A pilha de vergalhões não pode ultrapassar 50 cm de altura.
Nesse ambiente também você deve posicionar uma mesa comprida que será utilizada para o corte e dobra do aço.
– Carpintaria
É o local onde são executadas as formas de concreto e madeiramento de telhados.
– Descarte de entulhos
As caçambas podem ficar dentro do terreno da obra em locais de fácil acesso ao caminhão ou em espaços adequados próximos a construção e devem possuir dimensões aproximadas de 1,60 m X 2,65 m. Posteriormente, encaminhe essas caçambas para o correto descarte.
2 – Layout do canteiro
Depois de você já ter definido os espaços para as atividades da obra, pode elaborar o croqui do layout . Após elaborado o cronograma da obra, podemos definir suas etapas e ter conhecimento dos espaços que serão ou não requeridos ao mesmo tempo, desta maneira permitirá que um mesmo espaço seja utilizado para outra função posteriormente.
Otimize sua obra a fim de organizar o canteiro de obras. Ao elaborar um bom layout, você agiliza as tarefas diárias garantindo melhor produtividade, reduzindo chances de danos e desperdícios de materiais já que estarão posicionados de forma estratégica o mais próximo possível dos operários e da construção.
Além disso, vale destacar que o porte da obra influência. Quanto maior for a obra, mais exigências terão. Portanto, consulte as normas e tenha o cronograma da sua obra em mão, ambos devem trabalhar em conjunto na hora de organizar o canteiro de obras.
Se você vai começar uma obra ou reforma, não deixe de conferir outro tema importantíssimo para não perder tempo e ainda economizar. Acesse nosso artigo abaixo: