Proveniente da argila, a cerâmica vem sendo utilizada não é de hoje.
Seus produtos são inorgânicos, duros e não metálicos e são expostos a temperaturas elevadíssimas, tornando-os resistentes, com uma boa estabilidade química e viáveis para a construção de fornos siderúrgicos ou utilizados como isolantes térmicos, por exemplo.
Nos EUA, é uma das indústrias que mais cresce, principalmente a cerâmica avançada, sendo o mercado de mais de 13 bilhões de dólares.
Além disso, eles geralmente são duros e quebradiços com uma boa estabilidade química e térmica. Os materiais cerâmicos podem ser categorizados como tradicional e avançado. Os materiais cerâmicos como a argila são classificados como cerâmicas tradicionais e normalmente são feitos de argila, sílica e feldspato. Como o próprio nome sugere as cerâmicas tradicionais não devem satisfazer propriedades específicas rígidas após sua produção, de modo que as tecnologias baratas são utilizadas para a maioria dos processos de produção.
Principais tipos de cerâmica
Tradicional: É usada em revestimentos variados e as matérias primas são as mais diversificadas, tendo cada uma delas uma propriedade diferente (exemplos: resistência à seco, encolhimento). Neste tipo de cerâmica, a pureza do pó não é uma questão tão importante. Aplicações: Azulejos, ladrilhos, vasos de jardins, tijolos, sanitários, louça.
Avançada: Materiais com solicitações maiores e provenientes de matéria prima purificada, diferenciando-se da cerâmica tradicional pois a preparação do pó é essencial. A elaboração deste pó é caro e deve ser o mais puro possível. Aplicações: Ferramentas para usinagem, tijolos refratários para fornos e churrasqueiras.
E aí?! Sabia que a cerâmica tinha esse potencial?
Autora: Letícia Abreu.
Veja também: Você tem certeza de qual material você precisa? A Engloba pode te ajudar.