Como fazer meu negócio se consolidar?

A grande dúvida de todo e qualquer empresário com visão empreendedora é o que se deve fazer para que seu negócio seja mais forte e bem consolidado e como isso deve ser feito. Mesmo com o orçamento apertado é possível fazer o seu empreendimento se desenvolver usando criatividade e tempo.

Se identificou? Hoje nós vamos apresentar duas metodologias que são a chave desse mistério que ajuda empreendimentos de todo o mundo – de pequenos comércios a grandes corporações – a se tornarem líderes no mercado.

BSC (Balanced Scorecard)

A primeira se chama balanced scorecard e é uma metodologia de medição e gestão de desempenho utilizada desde 1992. Seu conceito é utilizado até hoje por empresas que desejam aumentar seu desempenho de forma estratégica. Essa metodologia proporciona a todos os colaboradores uma visão rápida e abrangente da estratégia da empresa, permitindo, assim, que a equipe se desenvolva para alcançar objetivos comuns.

As quatro perspectivas originais da BSC são: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. A perspectiva financeira analisa os impactos das decisões estratégicas nas metas estabelecidas pela empresa. A perspectiva do cliente verifica como o cliente enxerga o empreendimento e sua satisfação. Já a perspectiva dos processos internos verifica a qualidade do projeto. Por fim, a perspectiva do aprendizado e conhecimento avalia a satisfação dos colaboradores.

Essa metodologia é muito indicada para empresas que têm setores como marketing e financeiro já estruturados, e é inclusive o que nós utilizamos na Engloba para fazer com que nossa visão seja desdobrada em ações táticas e operacionais. Ou seja, nós traçamos nosso objetivo principal e metas para um ano e vamos desenvolvendo trimestralmente o que cada setor deve fazer, e mensalmente como eles farão para que a empresa alcance esses objetivos.

OKR (Objectives and Key Results)

A segunda metodologia se chama OKR e, diferentemente da primeira, não foca em como a empresa vai alcançar o objetivo traçado, mas sim, em quais são esses objetivos e quais os principais resultados que a empresa deve ter com o mesmo. Essa metodologia é muito recomendada para empresas que buscam maior agilidade e dispõe maior flexibilidade e dinamismo entre as equipes.

Os dois principais componentes dos OKRs são os objetivos, que devem ser descritos de forma que as pessoas possam imaginar quão impactante será para alcançá-lo e os resultados chaves, que tem o intuito de alcançar os objetivos propostos inicialmente.

É possível citar algumas diferenças entre OKR e as metodologias tradicionais, tais como:

  • Suas metas são definidas para um período de tempo mais curto.
  • A clareza e a simplicidade dos objetivos e resultados-chave são a base para a metodologia gerar um alto engajamento do time.
  • Os resultados-chave são reportados semanalmente, fazendo com que seja possível antecipar o final do trimestre e recuperar-se para alcançar a meta estabelecida.
  • Todos os funcionários podem ver os OKRs da empresa. Além disso, os diretores falam claramente qual é a prioridade da empresa e como isso se desdobrará nos objetivos e resultados-chave.
  • Ao usar OKR, você medirá o resultado e não o esforço das tarefas, como é comumente encontrado em empresas que utilizam metodologias tradicionais de gestão.

DICAS

Agora que você já sabe mais sobre essas metodologias de planejamento e gestão, vamos deixar aqui algumas dicas que ajudarão a implementar qualquer uma delas em seu negócio.

1) DEFINA BEM AS METAS

Definir metas nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, anota aí essa dica que vale ouro e te ajudará em qualquer meta que você queira traçar: OBJETIVOS SMART!

SMART é uma ferramenta que nos ajuda a traçar objetivos e metas e seu nome é justamente o acrônimo do passo a passo para fazer isso.

Qualquer meta deve ser:

Specific (específica), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Relevant (relevante) e Time bound (temporal). Ou seja, não adianta você traçar uma meta que não esteja bem claro o que você pretende alcançar; que você não consiga acompanhar e mensurar os resultados dela ao longo do tempo; uma meta irrealista, que não seja possível de ser concluída; algo que não seja relevante para o sua realidade; e uma meta sem prazo, que você não tenha bem definido até quando ela deve ser alcançada.

O legal dessa ferramenta é que além de ajudar a definir os objetivos de seu negócio, também ajuda a traçar metas pessoais como viagens, hábitos saudáveis, atividades físicas, etc.

2) INCENTIVE A COLABORAÇÃO DE TODA A EMPRESA

Para que o planejamento estratégico da empresa seja realmente eficaz, é inevitável que toda a empresa – de diretoria executiva a colaboradores operacionais – participem, opinem e saibam claramente o que está sendo traçado, afinal, são todos eles que realmente executarão esse plano.

3) ACOMPANHE OS RESULTADOS

Boas metas são acompanhadas por bons indicadores, que irão mostrar quantitativa ou qualitativamente os resultados alcançados. Além disso, caso a meta não esteja sendo alcançada, os indicadores servirão para alertar a necessidade de um plano de ação.

4) MOSTRE OS RESULTADOS

Os resultados – positivos ou negativos – devem estar evidenciados de maneira clara e transparente para toda a empresa, para que o sentimento de pertencimento seja fortalecido e que os objetivos e metas da empresa estejam enraizados em cada um deles.

5) ACREDITE NO VALOR DE SEU NEGÓCIO

Por fim, para que seu negócio realmente se torne mais forte e utilize todo o seu potencial, é essencial que você entenda o real valor da sua empresa, não o monetário, mas o valor das soluções que você entrega para seus clientes e como isso os impacta.

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