Ensaios Mecânicos: Tudo o que você precisa saber

O QUE É ENSAIO MECÂNICO?

É um prévio conhecimento de algumas propriedades mecânicas e físicas, para posterior viabilização de um determinado projeto de engenharia.

Durante o uso, os materiais se submetem a esforços mecânicos de tração, torção, compressão ou cisalhamento, podendo estes serem combinados ou não. Dessa forma, é de suma importância prever o comportamento do material em questão mediante ao carregamento aplicado a ele, utilizando ensaios mecânicos para chegar no resultado esperado, ao simular forças externas e dessa forma saber se o material é apto para determinada aplicação.

Tipos de Ensaios Mecânicos 

Tração

Ensaio destrutivo, o qual fornece dados quantitativos das características mecânicas dos materiais. Um corpo de prova de dimensões padronizadas por normas submete-se ao esforço longitudinal, que tende a alongá-lo até a ruptura.

Ensaios mecânicos destrutivos - ITEN

Através desse ensaio obtemos algumas constantes como: Módulo de elasticidade; Tensão de escoamento; Limite proporcional; Tensão máxima; Tensão de ruptura etc. E com isso podemos obter propriedades mecânicas como: Resistência à tração; elasticidade; ductilidade; tenacidade; resiliência. 

Compressão

Semelhante ao ensaio de tração, este é mais utilizado para materiais frágeis (ferro fundido, por exemplo).  Envolve a avaliação da reação dos materiais de teste durante a pressão e pode ser aplicado a materiais como madeira, concreto, metal, argila, plásticos e compósitos.

Podemos observar o esforço de compressão na construção mecânica, principalmente em estruturas e em equipamentos como suportes, bases de máquinas, barramentos etc.

O ensaio consiste na aplicação de carga compressiva uniaxial em um corpo de prova. A deformação linear obtida pela medida da distância entre as placas que comprimem o corpo versus a carga de compressão, compõe-se na resposta desse tipo de ensaio.

Os resultados numéricos obtidos no ensaio de compressão são similares aos obtidos no ensaio de tração nos materiais frágeis, e nos materiais dúcteis fornece apenas as propriedades referentes à zona elástica.

Ensaio de Compressão
Dureza

Na área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência à deformação plástica permanente. Isso porque uma grande parte da metalurgia consiste em deformar plasticamente os metais. · 

Na área da mecânica, é a resistência à penetração de um material duro no outro, pois esta é uma característica que pode ser facilmente medida. 

Ou seja, a dureza não é uma propriedade absoluta. Só tem sentido falar em dureza quando se comparam materiais, isto é, só existe um material duro se houver outro mole.

Ensaio de Dureza

Tipos de ensaios de dureza:

– Dureza Brinell 

– Dureza Rockwell 

– Dureza Vickers                      

O ensaio de dureza Brinell consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo t, produzindo uma calota esférica de diâmetro d . E com isso busca uma relação entre a carga aplicada e a área da calota esférica impressa no material ensaiado.          

No ensaio de Dureza Rockwell a carga do ensaio é aplicada em etapas, ou seja, primeiro aplica-se uma pré-carga, para garantir um contato firme entre o penetrador e o material ensaiado, e depois aplica-se a carga do ensaio propriamente dita. A leitura do grau de dureza é feita diretamente num mostrador acoplado à máquina de ensaio, de acordo com uma escala predeterminada, adequada à faixa de dureza do material.   

A dureza Vickers se baseia na resistência que o material oferece à penetração de uma pirâmide de diamante de base quadrada e ângulo entre faces de 136º, sob uma determinada carga. O valor de dureza Vickers (HV) é o quociente da carga aplicada pela área de impressão deixada no corpo ensaiado.

Dobramento e flexão

Avalia a maleabilidade do material, sendo que a deformação elástica indica a flexão e a plástica, o dobramento.

Arquivo para Tag: Ensaios Mecânicos

 Com esse ensaio obtemos as constantes de módulo de ruptura; módulo de elasticidade; módulo de resiliência e módulo de elasticidade.

Portanto os ensaios mecânicos, de uma forma geral, verificam se os materiais apresentam propriedades adequadas ao seu uso. Cada material e de acordo com sua aplicação exige a realização de um tipo de ensaio específico. Com isso, o auxílio de um profissional capacitado é essencial para determinar as propriedades do seu material e então garantir o sucesso de suas aplicações.

Se está procurando por este tipo de serviço, click no link abaixo que a Engloba Consultoria pode te ajudar.

Serviços – Ensaios Mecânicos

AUTORES: Weslley Bicalho, Heittor Inácio, Frederico Cristo, Daiana Souza e Luiz Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima