Uma agropecuária sustentável é sinônimo não só de uma evolução contínua, mas também, de muito trabalho e dedicação. É um sistema de gestão, baseado na variação espacial das propriedades físicas e químicas do solo e da planta, que visa a otimização dos lucros, sustentabilidade e proteção ambiental.
Diariamente, produtores e donos de estabelecimentos comerciais, enfrentam as mesmas questões: qual a quantidade de insumos que deve ser fornecida para cada planta e quando? E planejar essas duas questões é extremamente importante para aprimorar o rendimento e a qualidade dos resultados esperados e para reduzir o uso de água e insumos agrícolas.
A água é um recurso finito, e tem seu uso relacionado à busca pela sustentabilidade, é também, um dos fatores limitantes para a produção agropecuária, responsável por grande influência no desenvolvimento das culturas. As mudanças climáticas que vêm ocorrendo ao longo dos anos e as diversas atividades desenvolvidas pela sociedade fazem com que o uso da água implique em um manejo conservacionista, assegurando a viabilidade econômica e sustentabilidade, devido ao aumento do risco de escassez hídrica, seja em quantidade ou em qualidade.
Como maneira eficiente de assegurar o melhor desempenho da atividade desenvolvida, a irrigação consiste na utilização de técnicas, formas ou meios para aplicar água artificialmente às plantas, suprindo suas necessidades, com o propósito de obter o máximo potencial produtivo. O correto planejamento da irrigação, baseia-se na análise sistêmica da tripla interação solo-planta-atmosfera e em manter elevadas produtividades, buscando acrescer a sustentabilidade e garantindo assim também, o uso desse bem tão finito.
A disponibilidade de água, seja em quantidade ou em qualidade, é o fator que com maior frequência e intensidade afeta o rendimento da atividade que necessita ser irrigada. A distribuição irregular de chuvas, cultivos protegidos, paisagismo, fazem com que haja a necessidade de adoção de estratégias eficientes na gestão da irrigação.
Portanto, é necessário realizar a irrigação no local certo, no momento correto e na quantidade ideal. E a escolha do melhor sistema de irrigação leva em consideração algumas características como: tipo de solo, relevo, clima, disponibilidade de água e o manejo, em caso de dúvidas, deve-se consultar um especialista para orientar e tomar a melhor decisão.
A Engloba Consultoria atua também, na elaboração de projetos de irrigação, e tem o compromisso de entregar projetos de alta qualidade, impactar a vida dos clientes, e entregar resultados, que somados, melhoram a qualidade de vida dos clientes e difunde o uso racional dos recursos naturais.
Autor: Claudio Almeida.
Veja também: Análise de solo na sua tomada de decisão.