Os ODS e a Agronomia:
Desde os primórdios da civilização a atividade agrícola é uma das principais interações pessoa-ambiente. Desempenhando um papel fundamental na existência humana até os dias de hoje, sendo-a imprescindível na quantidade de alimentos disponíveis e consequentemente, no aumento da população no Planeta.
Contudo, esse aumento desenfreado das metrópoles e a diminuição da vegetação natural, impacta negativamente o Meio Ambiente. Fazendo com que inúmeros problemas ambientais sejam ocasionados e ocorra alterações climáticas agravando a disponibilidade eficiente dos recursos naturais.
Nesse cenário, em 2015, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (PNUD) propôs uma organização de 17 objetivos e 169 metas levando ao surgimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com intuito de diminuir as desigualdades sociais globais, juntando objetivos referentes à erradicação da fome, alcançar a segurança alimentar, promover a agricultura sustentável, obter energia acessível e limpa para todos entre outros. Ligando diretamente a agricultura e os profissionais das Ciências Agrárias para o entendimento, desenvolvimento e aplicação em busca de um mundo mais sustentável.
No ODS 2, retrata como alcançar a Fome Zero e Agricultura Sustentável- onde busca a garantia de sistemas sustentáveis de produção de alimentos e a implementação de práticas agrícolas que aumentem a produtividade e a produção, porém, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, como secas, inundações e outros adventos e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo. Mostra a importância de aumentar o investimento na infraestrutura rural, por meio de pesquisa e extensão de serviços agrícolas, de maneira a aumentar a capacidade de produção agrícola nos países em desenvolvimento, em particular nos países de menor desenvolvimento relativo.
Objetivo 7- Energia acessível e limpa– busca atender as necessidades da economia e proteger o meio ambiente, sendo um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável Tendo como uma das metas de até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.
Objetivo 12- Consumo e Produção Responsáveis– visa a promoção da eficiência do uso dos recursos energéticos e naturais, da infraestrutura sustentável e do acesso a serviços básicos. Buscando até 2030 alcançar gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais e reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, em nível de varejo e do consumidor, diminuindo as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento incluindo as perdas pós-colheita.
Objetivo 13- Ação Contra a Mudança Global no Clima- Como a mudança do clima é um evento transnacional, cujo impactos desregula economias nacionais afetando pessoas em todos os lugares, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade nos países em desenvolvimento. Pretende até 2030, melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre a mitigação global do clima ( lembrando dos ODS 14 e 15, onde apresentam as metas sobre a Vida na Água e Vida Terrestre, respectivamente), adaptação, redução de impacto e alerta precoce à mudança do clima.
São objetivos audaciosos, porém com ajuda das Instituições Públicas e Privadas e com a colaboração de toda sociedade, podemos alcançar. O futuro da humanidade e do planeta está em nossas mãos. Somos uma geração que temos a responsabilidade de garantir às próximas gerações uma jornada bem sucedida.
O que você tem feito para essas metas sejam alcançadas?
Autora: Josiane Knupp.
Veja também: Irrigação: você está fazendo isso corretamente?