O Movimento Empresa Júnior (MEJ) começou na França, em 1967, iniciou-se no Brasil em 1988 e, atualmente, é um dos mais fortes e influentes do mundo. As Empresas Juniores (EJ) brasileiras chegam a movimentar cerca de 10 milhões de reais por ano, e esse número vem crescendo cada vez mais.
Essas empresas, que são criadas e administradas por estudantes universitários, tem como objetivo criar futuros líderes empreendedores, fazendo com que estudantes coloquem em prática o que aprendem em sala de aula, suas hard skills, e aprendendo sobre o dia-a-dia de uma empresa, com prazos, metas e horário, suas soft skills.
Os serviços oferecidos pelas EJ tem qualidade e legitimidade como qualquer outra empresa sênior, e conta com muitas vantagens! Esse artigo tem por finalidade citar algumas delas.
1- O dinheiro é investido na educação dos membros
As Empresas Juniores não tem fins lucrativos, ou seja, seus membros não recebem pelo trabalho realizado. Todo o dinheiro recebido é aplicado na manutenção da organização e na formação dos seus integrantes.
2- Contribuição com profissionais bem capacitados no mercado
Relacionado ao primeiro tópico, temos outro benefício, a educação e a formação de bons profissionais que recebem seus salários em forma de cursos, palestras e convenções, contribuindo para uma rica aprendizagem.
3 – Projetos personalizados para cada cliente
Por ser formada exclusivamente por universitários, as Empresas Juniores tem grande rotatividade e constante renovação de membros. Sendo assim, os serviços são oferecidos com soluções inovadoras e com um olhar novo de quem ainda está na faculdade, mas sempre supervisionada por professores e profissionais da área. Cada projeto é único e feito especialmente para cada cliente, nada é igual, uma vez que cada novo membro está preparado para oferecer o melhor.
4- Relacionamento adaptado para cada cliente
Os membros da empresa buscam a melhor forma de se comunicar com cada cliente e mantém uma comunicação clara e aberta. É importante para a EJ buscar o melhor resultado de acordo com o perfil de cada cliente, adaptando-se da melhor forma para atendê-los.
5- Empresários Juniores possuem conhecimentos interdisciplinares
Os membros de uma EJ não tem apenas a chance de colocar em prática os aprendizados das salas de aula mas as experiências de administrar uma empresa. No dia-a-dia do empresário júnior existe uma vivência empresarial, que os permite atravessar desafios e encontrar soluções que não se aprendem na sala. Tudo isso acrescenta o repertório e ampliam a bagagem do estudante.
6- Preços justos
Por não terem fins lucrativos, as Empresas Juniores tendem a cobrar preços mais acessíveis. Como citado anteriormente, o dinheiro recebido com os projetos é convertido para a educação dos membros e a manutenção da empresa. Com isso, cobramos um preço justo, democratizando o acesso a projetos de qualidade, que atende ao cliente, mas sem desvalorizar o serviço que prestamos na empresa.
A Engloba tem muito orgulho de fazer parte do MEJ e mais orgulho ainda de ter membros que se dedicam aos seus clientes e se esforçam sempre em entregar sonhos.
Autora: Olga Soares.